FAQ

Dúvidas Frequentes (FAQ)           

1 – É necessário apresentar apólice de seguro?

R: Não, a organização contratará seguro coletivo a todos os inscritos a cada evento pelo período da sua realização (horário de largada-horário limite para chegada).

2 – É necessário apresentar atestado médico?

R: Não, a apresentação do atestado não é obrigatória. Recomendamos a cada participante, porém, que passe por uma rigorosa avaliação médica antes de submeter-se aos desafios de longa distância. Cada participante assume estar em condições plenas de saúde ao se inscrever para participar dos eventos promovidos pelo Clube Audax Floripa.

3 – É necessário levar manta térmica?

R: A partir do brevet de 300km, é obrigatório que o participante tenha uma manta térmica.

4 – É necessário colete refletivo? A organização fornecerá?

R: O colete refletivo é obrigatório e os participantes só poderão largar usando o mesmo. Esse equipamento é de responsabilidade de cada ciclista e deverá ser utilizado durante todo o evento, sob pena de desclassificação.

5 – Quais são os equipamentos obrigatórios?

R: Capacete, farol dianteiro, luz vermelha traseira e colete refletivo. A partir do brevet de 300km, também são obrigatórios: pilhas ou bateria reserva para as luzes e um farol dianteiro adicional, além de manta térmica.

6 – O que é o passaporte? É obrigatório carregá-lo durante o evento?

R: O passaporte é o documento em que devem ser registradas todas as passagens pelos postos de controle (PC’s) e a chegada do evento. Seu porte e boa conservação são de exclusiva responsabilidade do participante e fundamentais para a homologação de cada brevet.

7 –  Posso retirar meu kit no dia do evento?

R: A retirada de kit com o passaporte de porte obrigatório acontecerá exclusivamente na data e no horário divulgados pela organização. Não serão entregues kits no dia do evento ou após o mesmo.

8 – Não chegarei em tempo para buscar meu kit. Outra pessoa pode retirá-lo por mim?

R: Sim, um terceiro poderá retirar o kit do participante mediante apresentação de cópia do documento de identidade do participante e entrega de uma autorização escrita e assinada pelo mesmo.

9 – Haverá sinalização do percurso?

R: Cada ciclista deve ser autossuficiente no que diz respeito à navegação, alimentação, hidratação e mecânica. Nos brevets de distâncias menores, a organização poderá realizar algumas marcações para ajudar na navegação, contudo, é fundamental que cada randonneur conheça o percurso.

10 – Haverá alimentação ou hidratação nos postos de controle?

R: O Audax Floripa oferece alguns itens nos postos de controle para o abastecimento dos participantes, contudo, esta não é uma responsabilidade da organização, já que o regulamento estabelece que o participante deve ser autossuficiente. Considere que você pode precisar se alimentar e/ou hidratar entre os PC’s.

11 – Não poderei mais participar do evento. Posso receber meu dinheiro de volta ou transferir a inscrição?

R: Após a efetivação da inscrição, a organização do evento reembolsará 50% do valor da inscrição aos participantes que fizerem pedido oficial de desistência pelo e-mail contato@audaxfloripa.com.br até o prazo máximo de 15 (quinze) dias antes de cada brevet. Após este período, não haverá reembolso de nenhum valor da inscrição, sob qualquer argumento médico ou pessoal.

11 – O que é Super Randonneur?

R: Super Randonneur é um título especial concedido a Randonneurs que completam com sucesso uma desafiadora Série de brevets (200, 300, 400 e 600km) dentro do período de um ano. Trata-se de uma honra obtida a grande custo e digna de ser o objetivo de um ano para qualquer randonneur, agraciada com uma medalha francesa especial enviada pelo Audax Club Parisien após pedido de homologação encaminhado pelo ciclista ao seu clube. A obtenção da Série é, por norma, requisito necessário para participar de eventos com 1000 ou 1200km, como o Paris-Brest-Paris (PBP).

12 – Vi na programação que haverá um congresso técnico. É obrigatório participar?

R: Nós fazemos questão de realizar uma reunião técnica (ou briefing) antes de cada evento para esclarecer seu regulamento e andamento, bem como repassar o percurso e informações importantes de segurança e controles. Além disso, é uma grande oportunidade de troca de informações e experiências com outros randonneurs. A participação não é obrigatória, mas esperada e recomendada a todos, mesmo os ciclistas mais experientes.