Sobre



O que são "Audax" e "Randonnée"?

Criado na França em 1904 por Henri Desgrange, o Audax se define como uma prova de regularidade, resistência e união, já que exclui permanentemente qualquer conceito de competição. Trata-se de uma prova de superação em que o mais forte ajuda os outros a atingir seu objetivo principal, que é percorrer a quilometragem do percurso determinado pela organização dentro de seu prazo máximo para conquistar o Brevet daquela distância.

O 'Randonnée', modalidade amplamente praticada no Brasil e em todo o mundo sob regulamentação do Audax Club Parisien, embora preze pela amizade, companheirismo e união, tem andamento livre e individual, ao passo que os brevets da modalidade 'Audax' contam com um Capitão de Rota que fixa o ritmo do grupo e tempos de parada, fazendo com que o grupo ande junto durante todo o tempo. Contudo, o Randonnée tem sido conhecido como 'Audax' ao redor do mundo em razão do nome de sua entidade principal.

No dia 12 de junho de 1897, 12 ciclistas italianos tentaram ir de bicicleta de Roma a Nápoles (230 km) entre o nascer e o pôr-do-sol. Nove tiveram êxito e a sua tentativa foi qualificada como audaciosa ("audax": tradução latina do qualificativo 'audacioso'). Isto deu lugar a numerosas saídas em grupo e o nascimento do cicloturismo.

Em 1904, Henri Desgrange, já "pai" do Tour de France (criado a partir da separação dos atletas profissionais dos randonneurs), seduzido por esta fórmula e querendo relançar o grande turismo esportivo com a bicicleta, importou este tipo de passeio em grupo na França e criou o 'Audax Français', representado a partir do fim do ano por uma associação: o Audax Club Parisien (ACP).

Outras modalidades:

Em 3 de abril de 1904 aconteceu o primeiro brevet de 200 km de ciclismo, seguido no dia 26 de junho do mesmo ano pelo brevet de 100 km de marcha (caminhando).

Em 1913, no dia 27 de junho, foram criados os brevets para nadadores com a distância de 6 km.

Em 1921, no dia 14 de julho, criou-se a União do Audax Ciclismo Parisiense (UACP), que tornar-se-ia, no dia 1 de janeiro de 1956, a União do Audax Francês (UAF).

No dia 4 de setembro foram criados os brevets de remo com a distância de 80 km. Os brevets de esqui de fundo foram criados apenas no dia 23 de fevereiro de 1985 com a distância de 35 km.


A FILOSOFIA DA FÓRMULA AUDAX - RANDONNÉE

"Partir juntos, chegar juntos": o Randonnée não é somente praticar um exercício físico de resistência, pois a fórmula exclui qualquer caráter competitivo. É também e, sobretudo, praticá-lo de maneira solidária, com os mais fortes ajudando os demais a atingirem o mesmo objetivo: completar o percurso dentro do tempo limite para cada distância.


Os diferentes Brevets Randonneurs Mondiaux (BRM)

Ciclismo: 200, 300, 400, 600, 1000 e Paris-Brest-Paris Randonnéee (1.200 km, realizado a cada quatro anos na França - próxima edição: agosto/2019). Outros LRM (organização supervisionada pelo Les Randonneurs Mondiaux) apresentam distâncias superiores a 1.200 km em diversos lugares em todo o mundo, inclusive, desde 2018, no Brasil.

O tempo limite para completar cada percurso varia em função da distância:

DISTÂNCIA DO BREVET          TEMPO LIMITE

200 km                                 13h e 30min

300 km                                 20 horas

400 km                                 27 horas

600 km                                 40 horas

1000 km                               75 horas

1200 km                               90 horas

Os Randonneurs que completarem a 'Série Randonnée', composta pelos brevets 200, 300, 400 e 600km homologados na mesma temporada, tornam-se Super Randonneur - primeira distinção oferecida pelo ACP aos Randonneurs que homologarem a Série.

Outras condecorações especiais se aplicam como forma de motivar os Randonneurs a se desafiarem e percorrer distâncias cada vez maiores: Randonneur 5000 e Randonneur 10000, com requisitos específicos para cada um.

Todas as homologações são realizadas exclusivamente pelo Audax Club Parisien, por intermédio do Randonneurs Brasil, ao qual o Clube Audax Floripa (Código ACP 980033) é filiado desde 2009. Veja também os regulamentos do ACP e do Randonneurs Brasil em complemento ao regulamento do Audax Floripa, disponível na página de cada brevet aqui no site.